|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.06.17  |  Advocacia   

III Colégio de Presidentes resgata história de 85 anos da OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Gabriela Milanezi - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foi com discursos emocionados, com grandes homenagens e com o salão do Hotel Serra Azul lotado, que o III Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/RS foi aberto nesta quinta-feira (22) em Gramado, na serra gaúcha. O encontro, que tem como intuito reunir as 106 subseções do Estado para discutir temas relevantes à advocacia, como prerrogativas e a valorização dos honorários, teve um caráter comemorativo nesta edição: a celebração dos 85 anos da seccional gaúcha e os 30 anos da subseção de Canela/Gramado.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, declarou oficialmente aberto o evento e, na sequência, convidou todos os presentes a assistirem ao vídeo comemorativo dos 85 anos da OAB/RS. Logo após a exibição do filme, a presidente da subseção de Canela/Gramado, Mariana Reis, saudou todos e agradeceu ao presidente nacional, Claudio Lamachia, pelas constantes atuações em defesa da advocacia e da cidadania. A dirigente também salientou a honra de poder presidir a subseção com a sua diretoria: “A palavra que nos remete hoje é gratidão. Tenho a honra e o privilégio de presidir a subseção de Canela/Gramado e também de poder dividir as agruras e as felicidades com a minha diretoria. Estamos de aniversário, e nada mais gratificante do que comemorar no Colégio de Presidentes, local onde dividimos e trocamos experiências com toda a classe jurídica. Sejam bem-vindos a Gramado”, frisou Mariana.

O prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertoluci, também ressaltou a satisfação em poder sediar o encontro: “Ficamos honrados em poder receber este evento que é tão importante e permanente para advocacia. Na minha condição de prefeito, é uma alegria imensa saber que todos estão aqui, bem acolhidos, e, por uma questão sentimental, quero expressar a minha profunda admiração pelo meu primo e amigo Marcelo Bertoluci, ex-presidente da OAB/RS”.

Dando prosseguimento ao evento, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Rosane Ramos, destacou a parceria com a Ordem gaúcha: “É com imensa satisfação que a CAA/RS é parceira na realização desse III Colégio de Presidentes. Nós pertencemos a esta entidade que possui grande credibilidade no cenário nacional, e nada mais justo do que comemorar esta data em um lugar onde se defende as nossas prerrogativas, a cidadania e o Estado Democrático de Direito, e, é claro, em Gramado, que recebe luz e grandes eventos nacionais e internacionais”, enfatizou.

Em seu discurso, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, relembrou momentos importantes da história da instituição, como a fundação do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul e o primeiro presidente do IARGS e da Ordem gaúcha, Leonardo Macedônia, e também demais presidentes que fizeram a história da entidade: “A história diz que, nesses 85 anos, passaram grandes e homens e mulheres de Ordem, que doaram o seu tempo por amor à instituição. Afastamos-nos de casa, do lazer e dos escritórios. Doamos o nosso tempo por amor e por que discutimos soluções para a advocacia, esse é o real papel da OAB”, enfatizou. Para Breier, a consagração do terceiro Colégio é sinônimo de amadurecimento: “Estamos no terceiro Colégio da nossa gestão e estamos mais maduros como dirigentes de Ordem, e, acima de tudo, com a metade da estrada percorrida. O nosso encontro cria esse espaço para o amadurecimento e para a representatividade”, afirmou convicto.

Breier ainda fez uma homenagem aos presidentes das subseções: “Tudo que construímos nesses 85 anos foi com o princípio da união, do compartilhamento, e os 106 presidentes das subseções representam isso. Vocês são os meus olhos. Os senhores enxergam o problema da advocacia local. Uma instituição só se constrói e se solidifica pelo trabalho compartilhado”, destacou emocionado.

Ressaltando o trabalho que foi construído desde 2007, Breier diz que um desejo foi concretizado. “Nesses 85 anos, tivemos um sonho que se concretizou: em 85 anos de história, temos um presidente gaúcho no Conselho Federal, o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. Um marco, uma revolução. O Rio Grande do Sul como protagonista”, reafirmou.

Breier concluiu o seu discurso falando sobre o futuro da advocacia e da entidade: “Temos que pensar no futuro, temos uma história fabulosa e regada de responsabilidades, e isso cai muito bem com a frase de um importante sociólogo, que diz: O presente é construído a partir do conhecimento do passado e necessitamos manter vivo o passado para alimentar o presente. Nesses anos de grandes conquistas e lembranças, nasce o presente, e eu vejo aqui o futuro da integração e do compromisso, para o melhor exercício da advocacia e da sociedade brasileira”, finalizou.

Após o discurso, as homenagens foram concedidas: aos conselheiros federais da OAB/RS; aos presidentes das 106 subseções; à diretoria da CAA/RS, à diretoria da ESA/RS; à presidente do IARGS; aos presidentes das seccionais; à OAB mais antiga; aos funcionários da OAB/RS; à diretora da OAB/RS; aos ex-presidentes da OAB/RS e CAA/RS e ao presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. Leia aqui a homenagem.

Os homenageados receberam a estatueta e a medalha 85 anos da OABRS, que enaltece a importância dos serviços prestados, ao longo dos anos, à entidade. Breier ressaltou que estátua foi projetada e pensada na construção dos anos da OAB/RS: “A mão simboliza o encontro que é o exemplo da nossa gestão. É o aperto de mão, a solução mais importante da advocacia”, disse.

Exemplo: 67 anos de dedicação à advocacia

Um dos pontos alto da noite, foi o discurso emocionado do advogado com a inscrição mais antiga da OAB/RS, Adalberto Alexandre Snel. Ele recebeu a homenagem das mãos do presidente nacional da OAB e do presidente da seccional gaúcha. Bastante comovido, Adalberto disse que antigamente a advocacia era romântica, e que isso foi desfeito ao longo dos anos. “Eu agora estou com 91 anos e 67 deles exercendo a minha profissão e ainda consigo manter o meu escritório. Isso é uma marca na vida de todo o advogado. Hoje estamos muito bem representados e precisamos fazer com que o advogado volte a ter o prestigio que tinha no passado, o qual entrava num cartório e era recebido de pé pelos escrivães”, relatou.

Estiveram presentes: o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia; o presidente da OAB São Paulo, Marcos da Costa; o presidente da OAB Paraíba, Paulo Antonio Maia e Silva; o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; o vice-presidente, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral, Rafael Canterji; a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o tesoureiro André Sonntag; a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Rosângela Herzer; os conselheiros federais Clea Anna Maria Carpi da Rocha e Marcelo Bertoluci; o membro honorário da OAB, Luiz Carlos Levezon; o vice-presidente nacional da OAB, Luis Claudio da Silva Chaves; a presidente da subseção de Gramado/Canela, Mariana Reis;  a presidente da CAA/RS, Rosane Ramos; representando o Governo do RS a conselheira da OABRS, Fabiana Barth; representando o TJRS, o desembargador Francisco José Moesch; representando a Defensoria Pública do RS, Aline Caspani Collet; o vice-presidente do TRT4, João Pedro Silvestrin; o prefeito de Gramado e ex-presidente da subseção da OAB Gramado, João Alfredo Bertoluci; a presidente do IARGS, Sulamita Cabral; o chefe da Polícia Civil do RS, delegado Emerson Wendt; o coordenador das subseções da OAB/RS, Jorge Luiz Dias Fara; o conselheiro e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS, Cesar Souza; o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, o vereador Luia Barbacovi; representando o comando regional da Brigada Militar; o capitão Jorge Mascarin, a corregedora-geral do processo ético disciplinar da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles e o coordenador da cooperativa de crédito dos advogados do RS, Jorge Maciel.

A segunda parte do III Colégio de Presidentes da OAB/RS terá sequência nesta sexta-feira (23) e irá debater temas essenciais para a advocacia. 

Vanessa Schneider

Jornalista MTE17654

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro