|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

21.01.19  |  Diversos   

Fisioterapeuta obtém adequação de carga horária em Minas Gerais

Servidora municipal ajuizou agravo em mandado de segurança.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG) manteve a decisão da comarca de Juiz de Fora que condenou o município-sede a adequar a carga horária de uma fisioterapeuta da rede de saúde pública, conforme previsão legal, sem reajustar a remuneração dela. A servidora argumentou, em mandado de segurança, que, embora a Lei Federal 8.856/1994 estabeleça para os fisioterapeutas uma jornada semanal de 30 horas, ela cumpria carga horária de 40 horas.

Em 1ª instância, a juíza Roberta Araújo de Carvalho Maciel deferiu a liminar e determinou que a prefeitura ajustasse a carga horária da autora, nos termos da lei federal mencionada, mantendo a remuneração inicial. O município de Juiz de Fora defendeu que, em relação ao pedido da impetrante, não havia perigo na demora, o que impedia a concessão da liminar pleiteada. Sustentou, ainda, que a norma legal na qual a magistrada se baseou não se aplica aos municípios, sob pena de afronta ao princípio da autonomia municipal previsto na Constituição da República.

Alegou, por fim, que, sendo reconhecida a necessidade de adequação da carga horária da impetrante, a remuneração deveria ser reduzida na mesma proporção, do contrário se configuraria “injustificável enriquecimento sem causa da servidora”. O desembargador Edilson Olímpio Fernandes, relator, citou jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, segundo a qual, sendo competência privativa da União legislar sobre as normas que fixam condições para o exercício profissional, não cabe aos demais entes federados fazê-lo, de modo que os parâmetros estabelecidos pela Lei Federal 8.856/1994 também se aplicam aos servidores municipais ou estaduais.

O magistrado considerou, também, que há possibilidade de lesão irreparável ao direito da profissional, pois a não concessão da liminar submeteria a servidora a uma jornada de trabalho superior àquela prevista em lei, sem os acréscimos remuneratórios devidos. Ele manteve a remuneração, por avaliar que a irredutibilidade dos vencimentos é garantia constitucional. Esse posicionamento foi seguido pela desembargadora Sandra Fonseca. Ficou vencido, em parte, o desembargador Corrêa Júnior, que votou pela atualização da remuneração da agravada de forma proporcional à carga horária reduzida.

 

Fonte: TJMG

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro