|   Jornal da Ordem Edição 4.258 - Editado em Porto Alegre em 18.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

14.08.17  |  Dano Moral   

Exército terá que indenizar ex-militar por tortura, afirma TRF4

A corte, entretanto, diminuiu o valor de 352 mil reais para 100 mil reais, baseada nos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou indenização por danos morais a um ex-soldado que sofreu tortura quando serviu ao Exército Brasileiro em Porto Alegre. A corte, entretanto, diminuiu o valor de 352 mil reais para 100 mil reais, baseada nos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade.

O homem, que na época era soldado, relata que foi torturado por acreditarem que ele fumava e vendia maconha nas dependências do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). Após a descoberta do verdadeiro culpado, ele conta que teve que pedir para sair e levou consigo o Certificado de Reservista de 1º categoria e uma carta de recomendação.

O ex-soldado, então, ajuizou uma ação na 3ª Vara Federal da capital gaúcha, pedindo indenização por danos morais e materiais, anulação de seu licenciamento, reconhecimento da sua incapacidade definitiva para as atividades militares, com a consequente reintegração e posterior reforma com remuneração integral.

O pedido foi julgado parcialmente procedente e a União recorreu ao TRF4, alegando que o montante deferido à título de reparação por danos morais superava os valores normalmente arbitrados para a espécie, não refletindo a extensão dos danos sofridos.

A relatora do caso, desembargadora federal Vânia Hack de Almeida, deu provimento à apelação da União e decidiu diminuir o valor para R$ 100 mil. “Deve ser o necessário e suficiente para proporcionar a recomposição moral do ofendido em sua integralidade, cumprindo sua função compensatória, além, é claro, de objetivar a inibição da ocorrência deste tipo de problema nas fileiras do Exército, evitando-se, com isso, que situações análogas voltem a ocorrer em atendimento ao caráter punitivo e profilático da indenização. Dentro desta ótica, a quantia de R$ 100 mil atende aos princípios da proporcionalidade e da razoabilidade”.

Fonte: TRF4

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro