|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.04.21  |  Advocacia   

ESA/RS e CEDC lançam edital para e-book sobre Direito do Consumidor

Com o objetivo de trazer contribuições para os desafios do Direito do Consumidor, buscando provocar a reflexão e a indicação de soluções, a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) em conjunto com a Comissão Especial de Defesa do Consumidor (CEDC) e com o Grupo de Estudos de Direito do Consumidor da ESA-OAB/RS anunciam, a partir do dia 15/04/2021, o lançamento do edital para a submissão de artigos que irão compor o e-book “Direito do Consumidor: Desafios e Perspectivas”.

Acesse aqui a íntegra do edital.

Os artigos inéditos devem ser encaminhados, conforme as normas previstas no edital, para o e-mail [email protected] até o dia 30/06/2021. O e-book será publicado no dia 10/09/2021.

Como todas as áreas, o Direito do Consumidor também foi afetado pelas mudanças em decorrência da pandemia. A matéria enfrenta o expressivo aumento do uso de novas tecnologias e os seus impactos para as relações de consumo, tanto no mercado (consumidores e fornecedores), quanto nos conflitos, exigindo dos operadores do Direito diferentes soluções e ferramentas para harmonizar as relações de consumo. 

O diretor da Revista Eletrônica da ESA/RS e um dos coordenadores do livro digital, Alexandre Torres Petry, reforça a relevância do material acadêmico:  “O e-book vem em um momento muito oportuno, porque vivemos uma verdadeira transformação nas relações de consumo, o que, consequentemente, demanda um repensar do Direito do Consumidor”, enfatiza.

Para a presidente da CEDC e coordenadora da publicação, Teresa Cristina Moesch, o e-book deve representar uma ferramenta de consulta e informação ao meio jurídico: “Será uma bibliografia para os assuntos pontuais do Direito do Consumidor. Em que pese o nosso CDC ser maravilhoso, ele tem 30 anos, então as coisas avançaram nesse tempo. Podemos citar dois exemplos que precisam de atualização: o superendividamento e o comércio eletrônico”, pontua. 

O coordenador do Grupo de Estudos de Direito do Consumidor da ESA/RS e do e-book, Cristiano de Moraes Franco, lembra que a realização do livro é fruto do trabalho da OAB/RS, da ESA/RS e do grupo na busca permanente de conhecimento e capacitação à advocacia. Franco enumera alguns dos temas que desafiam a advocacia atuante na área e que devem aparecer entre os artigos: “A proteção de dados do consumidor, a submissão do consumidor à prática de contratos, preços e publicidade abusivos, assim como as inúmeras situações originadas em razão das medidas emergenciais devido à pandemia e aos desdobramentos que atingiram os direitos dos consumidores, entre tantos outros temas”, cita.

Também coordenam a realização do e-book o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier e a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos. Você pode acessar os e-books já publicados pela ESA/RS aqui.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro