|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

02.12.16  |  Advocacia   

Em entrevista coletiva, Lamachia defende que Renan Calheiros afaste-se do Senado Federal e do Congresso Nacional

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Em entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira (02), o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, manifestou ser a favor do afastamento imediato do presidente do Senado, Renan Calheiros, o qual virou réu em ação penal por peculato no Supremo Tribunal Federal (STF). “Primeiro, porque isto preserva o Senado. Segundo, porque ele terá tempo suficiente para, a partir de então, se ocupar com sua defesa”, explicou aos repórteres, na sede da OAB/RS.

“Não fiz e não faço nenhum juízo de valor quanto ao mérito a respeito do que está posto no processo”, continuou Lamachia. “O senador Calheiros deverá ter, como todo o cidadão brasileiro, o seu direito de defesa assegurado. É que, neste momento, o senador, na medida que vira réu no STF, na minha avaliação, deve afastar-se da presidência do Congresso Nacional para que preserve as instituições com este gesto e com este ato”, argumentou.

“Por este motivo, é preciso que seja julgado de acordo com os ritos e procedimentos estabelecidos em lei, com acesso à ampla defesa e ao contraditório. Mas sem que isso comprometa o cotidiano e os atos praticados pelo Senado Federal”, destacou.

Os jornalistas ainda questionaram sobre as manifestações do presidente da Associação do Ministério Público do RS, Sérgio Harris, proferidas durante ato contra a emenda aprovada na Câmara dos Deputados, que propõe punir o abuso de autoridade. Segundo Harris, a OAB teria “se aliado a políticos corruptos, servindo de álibi para os próprios aprovarem o pacote anticorrupção”.

Para Lamachia, a declaração do presidente foi “irresponsável, falaciosa e demonstra imaturidade”. “Num momento em que precisamos de mais serenidade. Tenho dito: o Brasil precisa menos arrogância e mais tolerância. Menos confronto e mais encontro. Precisamos da força e serenidade para ultrapassar tudo o que estamos vivendo e ainda vamos viver nos próximos tempos”, declarou.

“A OAB defende que o Ministério Público e o Judiciário tenham suas prerrogativas e sua independência absolutamente garantidas”, reiterou. “E se a Ordem tiver que agir contra qualquer projeto de lei que venha enfraquecer a independência e prerrogativas da magistratura, do MP ou dos advogados, a entidade agirá, como já tem feito”, disse.

“Valorizando as prerrogativas dos advogados, significa que estaremos valorizando a própria sociedade e a cidadania. Tudo o que nos interessa é um Judiciário e um MP fortalecidos e, acima de tudo, uma advocacia valorizada. Estamos trabalhando para o equilíbrio de defesa e paridade de armas, quando apoiamos a lei que especifique uma pena para o desrespeito às prerrogativas dos advogados, com o que se está defendendo o próprio cidadão que é representante em juízo pela própria advocacia”, ratificou.

Caroline Tatsch
Jornalista

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro