|   Jornal da Ordem Edição 4.258 - Editado em Porto Alegre em 18.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

01.06.16  |  Internet   

Digitalização da execução penal teve início em Minas Gerais

A ferramenta foi desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná.

A implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) começou nesta segunda-feira (30/05) na Vara de Execuções Penais (VEP) de Governador Valadares. A ferramenta, que foi desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), vai agilizar a gestão da execução penal. Técnicos das duas instituições estão promovendo a capacitação de todos os operadores do Direito.

O SEEU informatiza os processos de execução penal, permitindo a automatização dos cálculos para a concessão de benefícios como comutação, indulto e progressão de regime. O sistema ainda emite avisos eletrônicos ao juiz indicando os processos que têm os requisitos para a concessão dos benefícios. Começaram a ser digitalizados documentos como denúncias, sentenças, cartas de guia, certidão de trânsito em julgado e acórdãos. Já os processos que derem entrada desde ontem (30) vão correr somente na versão digital.

O juiz Thiago Colnago Cabral, titular da VEP de Governador Valadares e coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Minas Gerais, enfatizou que a capacitação é fundamental em dois aspectos. O primeiro é a mudança de paradigma, que torna necessária a adaptação a uma nova forma de atuação. O outro é o operacional, porque os usuários precisam saber de forma clara como operar o sistema.

Capacitação  O juiz afirmou que o SEEU, por ser um sistema simples e intuitivo, é de fácil operação. Os técnicos do CNJ e do TJPR estão promovendo a capacitação também do público externo. O treinamento está sendo oferecido no Fórum de Governador Valadares para membros do Ministério Público – duas promotoras e cinco servidores. Nesta terça-feira (31/05), será a vez da Defensoria Pública.

A capacitação dos advogados será feita nesta quarta, 1º de junho, por meio de parceria entre o TJMG e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Governador Valadares, em cuja sede o curso será ministrado. Na quinta-feira (02/06), o treinamento será oferecido para os oficiais de justiça e, na sexta (03/06), para membros das unidades prisionais, da Polícia Militar e da Secretaria de Defesa Social.

Fonte: TJMG

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro