|   Jornal da Ordem Edição 4.280 - Editado em Porto Alegre em 18.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

18.04.07  |  Diversos   

Desembargador gaúcho lança livro sobre contratos empresariais

O desembargador Irineu Mariani, da 1ª Câmara Cível do TJRS, autografa amanhã (19)  sua nova obra: "Contratos Empresariais". O livro está atualizado pelo Código Civil de 2002 e leis posteriores. O público alvo são os operadores do Direito: advogados, magistrados e estudantes das Ciências Jurídicas e Sociais.

O livro tem uma peculiaridade para facilitar a leitura: no início de cada epígrafe, o leitor encontra a ementa ou a essência jurídico-legal. Depois - tal como acontece nos acórdãos - vem o desenvolvimento ou fundamentação sem rodeios, ou, como diz Mariani, "sempre direto ao ponto, o que permite ao interessado não só localizar com facilidade o tema objetivado, como também progredir rapidamente em conhecimentos".

Ele lança a idéia que "um livro é como um pássaro que alça vôo - ele não precisa de porto nem pouso: alimenta-se da própria energia inesgotável".

Os assuntos tratados na obra dividem-se em cinco grandes temas: 1. Compra e venda empresarial; 2.  Alienação fiduciária em garantia imobiliária; 3.  Leasing mobiliário e imobiliário; 4. Factoring; 5. Franchising.

Relativamente à alienação fiduciária e ao leasing - tendo em conta a escassez - pode-se dizer que o livro inaugura a doutrina em âmbito nacional.

Já disponível nas livrarias, "Contratos Empresariais" (Livraria do Advogado, 420 páginas) terá sessão de autógrafos, amanhã a partir das 17 h., na Galeria de Artes do Tribunal de Justiça.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro