|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

10.05.07  |  Magistratura   

CNBB aponta indícios de corrupção no Judiciário brasileiro

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou ontem (09), no encerramento de sua 45ª Assembléia Geral, em Indaiatuba (SP), documento no qual aponta a existência de uma "crise ética" no Congresso e manifesta preocupação com "fortes indícios de corrupção" no Judiciário brasileiro.

Tradicionalmente divulgado ao final do encontro da entidade, o documento sobre o quadro político do país reafirma ainda a posição contrária dos bispos à legalização do aborto e ao uso de embriões humanos para fins terapêuticos e, indiretamente, à eutanásia.

O aborto tem sido alvo de polêmica entre o governo federal, que quer tratar a questão como tema de saúde pública, e a Igreja Católica, que não abre mão de sua posição. "É preciso defender a vida desde a aurora da concepção até o seu natural ocaso", diz o texto.

A declaração criticou a proposta de redução da maioridade penal para 16 anos, aprovada no último dia 16 pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, considerando-a um "paliativo que atinge os sintomas, não a raiz do problema da violência".

Sobre a atuação do governo federal, o documento afirma que os pobres estão sendo beneficiados pelos programas sociais, mas que é preciso avançar no desenvolvimento "com inclusão e com justiça social".

Na questão econômica, o documento coloca que a produção de etanol no Brasil não pode ser feita em detrimento da reforma agrária, do equilíbrio ecológico e da necessidade alimentar.

O documento foi elaborado por uma comissão e submetido à aprovação de todos os bispos presentes. A assembléia reuniu 330 bispos. (Com informações do Câmera 2).

 

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro