|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

07.08.19  |  Advocacia   

Capacitação para a Jovem Advocacia: ocorre primeiro encontro do curso com alguns temas de conhecimento fundamental para a profissão

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

O evento, que iniciou com a apresentação do Sistema OAB, também teve como tema: Prerrogativas; Ética na Advocacia e Ética na Publicidade Jurídica; e Honorários: Contrato e Tabela de Honorários, marcando o primeiro encontro da capacitação voltada aos profissionais que estão iniciando a carreira. Ele foi promovido pela Escola Superior de Advocacia da OAB/RS e Comissão do Jovem Advogado, na noite da segunda-feira (05).

O tesoureiro da OAB/RS, André Luis Sonntag, apresentou o Sistema OAB/RS para os advogados e para as advogadas presentes e que acompanhavam o evento pelo portal EaD: “Os advogados gaúchos têm o privilégio de terem a Escola. É um grande trabalho que cada vez mais evolui, em termos de qualidade e espaço, qualificando cada um que passa por aqui”, elogiou Sonntag. “O nosso presidente, Ricardo Breier, é conhecido por sua preocupação com a advocacia, com cada advogado e advogada, e afirmo que é muito bom ver os profissionais envolvidos com a Ordem, pois a OAB não é uma casta, não é para poucos. É ótimo ver os colegas atuantes, fazendo parte das comissões, pois o órgão de classe é para vocês, por vocês e de vocês”, asseverou o diretor-tesoureiro da OAB/RS.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, iniciou o evento apresentando um pouco sobre a escola e a importância acerca do curso. “Este curso significa a concretização de um projeto que está na essência da OAB. Saímos da faculdade como bacharéis e passamos a exercer essa nobre profissão, muitas vezes, sem ter a noção plena de sua real relevância. O presidente da OAB/RS sempre nos cobrou a realização dessa capacitação. Os temas já foram abordados em diferentes momentos, mas nunca compactados em um único curso”, declarou Rosângela.

O tema prerrogativas, uma das bandeiras fortemente defendidas pela atual gestão da OAB/RS, esteve presente no curso. A Presidente da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas (CDAP), Karina Contiero, esclareceu: “As prerrogativas estão ligadas ao exercício da profissão. Cada vez que uma prerrogativa é violada, temos o objetivo de esclarecer à sociedade que o advogado está aqui para defender a cidadania, e, quando não pode exercer seu trabalho plenamente, é a cidadania que está sendo violada”, afirmou Karina.

O presidente da CJA, Antonio Zanette, aconselhou todos os advogados a buscarem capacitações para melhor se colocarem no mercado de trabalho: “O trabalho feito pela comissão é coletivo e não poderia ser realizado se não fosse por várias ideias e várias mãos, para ser entregue um bom trabalho para a jovem advocacia. Sugiro que leiam o manual do Jovem Advogado, ajudará muito no início da carreira, assim como participar dos grupos de estudos”, disse Zanette.

A palestra a respeito da Ética na Publicidade Jurídica abordou diversas questões muito importantes às quais os advogados devem estar atentos na hora de divulgar seu escritório ou cartão da profissão. Como explicou a conselheira seccional Roberta Schaun: “Não é permitido ter o símbolo da OAB/RS impresso no cartão de trabalho, bem como não são permitidos adesivos do escritório em carros e/ou vans. Caso um dia sejam notificados por publicidade irregular, corrijam para seguirem a vida e não cometerem mais o equívoco”, explicou Roberta.

Todo o material utilizado em slides nas palestras, estará disponível para acesso pelo portaldoaluno.oabrs.org.br.

Texto: Niége Moreira
Fotos: Lucas Pfeuffer
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821/1831

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro