|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

26.11.19  |  Advocacia   

Breier se reúne com advocacia de Tapes e cumpre mais uma etapa do projeto De Colega para Colega

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Já no início da semana, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, pegou a estrada para compromissos com a advocacia gaúcha. Nesta segunda-feira (25), ele esteve reunido com colegas dos municípios de Tapes e Camaquã, na Costa Doce do Rio Grande do Sul. “São desses encontros que surgem pautas e demandas que serão trabalhadas pela Ordem. Este é um projeto que considero dos mais importantes para o sucesso da nossa gestão”, destacou.

Na primeira parte da agenda, Breier esteve reunido com colegas no Pontal Tapes Hotel, no Centro do município. O presidente da subseção de Tapes, Paulo Ricardo de Souza Duarte, foi o anfitrião do encontro, reconhecendo a importante aproximação do presidente com a advocacia do interior. “A nossa subseção está sempre de portas abertas. Temos de destacar o trabalho realizado pela nossa seccional”, frisou.

Breier agradeceu a acolhida e abordou temas relevantes da atualidade, como a implantação do eproc na Justiça estadual – uma antiga reivindicação da advocacia gaúcha –, a morosidade do Judiciário e os reflexos da greve dos servidores e os desafios para a classe na atualidade, principalmente com a tecnologia e a inteligência artificial ganhando espaço. “Reforçamos aos colegas a necessidade da permanente qualificação. Isso é fundamental para que tenhamos profissionais capazes de atender os anseios da sociedade. A advocacia segue sendo fundamental para assegurar os direitos dos cidadãos”, lembrou Breier.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), Pedro Alfonsin, acompanhou a visita e aproveitou o encontro para destacar os investimentos que estão sendo realizados. “A interiorização da CAA/RS vem sendo nossa prioridade desde o início da gestão. Estamos levando mais serviços para as diferentes regiões do Estado”, assegurou.

De Colega para Colega

Mantendo uma postura pragmática desde o primeiro Plano de Valorização da Advocacia, no seu primeiro período como presidente, Breier realizou visitas a dois escritórios em Tapes: do decano e do mais novo advogado.

Do lado da experiência, o presidente esteve visitando o advogado Angelino Garavello (OAB/RS 9.414), com mais de 40 anos de atuação. A conversa teve momentos de satisfação pelo encontro e algumas avaliações sobre as atuais dificuldades da profissão. “Infelizmente, convivemos com a insegurança jurídica. E, muitas vezes, fica difícil para o cliente entender algumas decisões”, avaliou Garavello.

A morosidade do Judiciário também foi destacada pelo decano da advocacia de Tapes. “O movimento cartorial não está bom. Temos de informar aos nossos clientes que o processo não está andando, muitas vezes, pelo fato de o juiz não está despachando”, observou. Breier lembrou que existe uma falta de servidores que também prejudica o trabalho da advocacia. “Estamos fazendo nossas cobranças permanentes. Afinal, é o cidadão que está acionando o Judiciário em busca de seus direitos”, destacou.

Na visita ao mais novo advogado de Tapes, Ricardo Breier se encontrou com Luciano Lima Campos (116.179). Em um escritório simples, ele atendeu o presidente e contou como teve sua prestação de compromisso neste ano e vem se deparando com as dificuldades pertinentes a quem está começando sua carreira. “Fico contente com essa postura do nosso presidente, vindo ao encontro da advocacia, se interessando pela nossa realidade e trazendo informações importantes”, salientou Campos.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro