|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

15.02.19  |  Advocacia   

Breier prestigia posse de primeira advogada a comandar a subseção de Santa Cruz do Sul

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

A subseção de Santa Cruz do Sul da OAB/RS, no Vale do Rio Pardo, viveu uma noite histórica. Pela primeira vez, em 58 anos de história, uma advogada tomou posse na presidência. Rosemari Hofmeister foi eleita em novembro de 2018 e, na noite desta quinta-feira (14), ocorreu a solenidade oficial de posse. O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, e o vice-presidente, Jorge Fara, prestigiaram a cerimônia.

Na sua manifestação, Ricardo Breier destacou a chegada da primeira advogada na presidência da subseção de Santa Cruz do Sul e destacou os méritos e as qualidades profissionais de Rosemari. “A representativa presença de autoridades locais e regionais é sinônimo do seu prestígio e do reconhecimento de seu trabalho. Mais do que isso, significa que o espírito de Ordem se faz presente”, reforçou Breier, destacando que as mulheres estão cada vez mais atuantes dentro da OAB/RS, seja na diretoria da seccional, comissões ou subseções. “É fundamental que as advogadas tragam sua visão e sua contribuição para a nossa instituição”, salientou.

Mantendo sua característica, Breier salientou a importância das subseções para a credibilidade e unidade da Ordem gaúcha. A redemocratização, que começou em 2007, com o ex-presidente Claudio Lamachia, vem sendo mantida por Breier e a voz das subseções tem relevância. “Precisamos da advocacia unida. O advogado é a voz da cidadania e questões como a defesa das prerrogativas profissionais passam pelo esforço coletivo. Seguiremos ouvindo, dialogando e consultando homens e mulheres de Ordem para adotarmos as melhores decisões”, acrescentou.

Na sua manifestação, a presidente Rosemari Hofmeister destacou ser um momento de alegria e que ela deseja ser a primeira de muitas advogadas que ainda virão a presidir a subseção de Santa Cruz do Sul. “Estamos aqui para abrir um caminho para outras que queiram estar à frente desse trabalho. É importante dizer que não cheguei aqui sozinha, mas fui conduzida por um grupo que realiza um trabalho de gestão compartilhada. É uma forma de fazer a OAB em Santa Cruz do Sul que engrandece nosso compromisso”, salientou. Ela também prestou homenagem a todas as advogadas que já ocupara diferentes cargos ao longo da história de 58 anos da entidade no município.

Rosemari também ressaltou a responsabilidade de assumir a presidência, substituindo o presidente Ezequiel Vetoretti, que ficou por seis anos e foi eleito como representante da jovem advocacia de Santa Cruz do Sul. “A presença da OAB na comunidade é um dos pilares do nosso trabalho. Queremos fazer parte e contribuir para o desenvolvimento da cidade”, frisou. “Queremos uma OAB cada vez mais se posicionando sobre temas relevantes para Santa Cruz do Sul. Também faz parte do nosso trabalho, já que há alguns anos tínhamos como meta devolver a OAB para os advogados locais e devolver a OAB para a sociedade. E conseguimos”, destacou.

O ex-presidente Ezequiel Vetoretti aproveitou a solenidade para agradecer pela confiança depositada no seu trabalho. “Nós, como dirigentes de Ordem, temos uma responsabilidade muito grande, pois falamos em nome da advocacia e também pela OAB”, sublinhou. Vetoretti lembrou seu primeiro discurso como presidente da Subseção e destacou que, naquele momento, sentiu medo. “Tinha medo de decepcionar as pessoas no início de um projeto chamado, até hoje, de Unidos Somos Fortes. Mas esse medo foi neutralizado muito rápido com o sentimento de que não presidiria sozinho, tendo ao lado grandes homens e mulheres para fazer de Santa Cruz do Sul uma grande subseção”, frisou, salientando que o trabalho em conjunto foi fundamental nas suas duas gestões.

Ainda prestigiaram a solenidade desta quinta-feira: conselheiro federal da OAB/RS, Rafael Canterji; conselheiros seccionais da OAB/RS, Dorival Sebastião Ipê da Silva e Marlei Flores; diretora geral da Escola Superior da Advocacia (ESA/RS), Rosângela Herzer dos Santos; procuradora do município de Santa Cruz do Sul, Trícia Schaidhauer; juiz federal em Santa Cruz do Sul, Eduardo Vandré Oliveira Lema Garcia; juíza do Foro de Santa Cruz do Sul, dra. Márcia Inês Doebber Wrasse; juíza da Vara da Família e Sucessões, Daniela Ferrari Signor; promotores de Justiça Flávio Passos e Nádia Baron Ricachenevesky, representando o Ministério Público; presidente da Câmara de Vereadores, Bruna Molz; procuradores da Fazenda Nacional, dr. Felipe Cardoso da Silva e Jerônimo Borges Radaelli; dirigentes das Subseções de Estrela, Lajeado, Encantado, Rio Pardo, São Jerônimo, Candelária, Taquari, Cachoeira do Sul; representantes de forças da segurança pública no município, dirigentes de entidades de classe e instituições de ensino, convidados especiais, advogados e advogadas de Santa Cruz do Sul.

Texto: Martin Behrend
Fotos: Sergio Trentini
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro