|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

19.02.19  |  Advocacia   

Breier participa da solenidade de posse da nova presidente da subseção de Canoas

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

A noite desta segunda-feira (18) foi de celebração na subseção de Canoas, na Região Metropolitana. Eleita em novembro de 2018, a advogada Ana Mattielo tomou posse oficialmente para comandar a subseção no período de 2019-2021. Ela substitui outra advogada, Eugênia Reichert, que foi presidente por duas gestões.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, prestigiou a solenidade e destacou a importância da subseção de Canoas e Nova Santa Rita, que tem 39 anos de atividades. Em seguida, elogiou o trabalho realizado pelos dirigentes que construíram essa história de quase quatro décadas. Com um olhar para o futuro, Breier projetou o trabalho dos dirigentes da OAB para os próximos anos: “Temos que seguir representando com afinco a advocacia. Temos uma missão importante pela frente, mantendo a independência da nossa instituição”, destacou.

Breier citou a tradição da OAB na luta contra a corrupção e a impunidade. Ele destacou a necessidade de o regramento vigente ser respeitado em nome da democracia e dos direitos de cada cidadão: “A questão do direito de defesa é algo muito importante. Não vamos abrir mão das regras constitucionais. Não podemos aceitar a redução dos nossos direitos. Cada dirigente de subseção precisa defender a segurança jurídica. Não estamos do lado da impunidade, o que valorizamos é a segurança jurídica. Não se pode confundir isso”, frisou.

O papel da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS) e da Escola Superior da Advocacia (ESA/RS), dentro do sistema OAB, recebeu destaque especial de Ricardo Breier. “Temos que cuidar do bem-estar, da saúde e da qualificação de nossos colegas. Não podemos ignorar problemas que afligem advogados e advogadas. Trabalho não faltará para estarmos cada vez mais perto das demandas da advocacia”, assegurou.

No seu discurso, a presidente eleita para a subseção de Canoas revelou ter convivido com um misto de emoções quando foi convidada para disputar a presidência da subseção de Canoas: “Por um lado, me senti honrada em ter meu nome lembrado no meio de tantos advogados e de tantas advogadas de qualidade em Canoas e Nova Santa Rita. Mas também senti medo da enorme responsabilidade que significa estar à frente de uma subseção tão forte e de uma entidade tão grande e respeitada”, salientou Ana Mattielo.

A presidente destacou que, num momento de tanta intolerância e desconstrução, o momento é da advocacia estar unida em busca de novas conquistas: “Precisamos estar juntos para conseguirmos avançar. Temos projetos a serem realizados e demandas a serem atendidas pelo Poder Judiciário. Precisamos trabalhar unidos”, frisou Ana.

Após seis anos como presidente da subseção de Canoas, Eugênia Reichert assumiu um novo desafio dentro da OAB. Ela se tornou conselheira seccional a convite do presidente Breier. Em sua despedida, fez questão de agradecer a todos que participaram da sua caminhada: “Foi uma honra representar a advocacia de Canoas e Nova Santa Rita. Nesse momento, tenho que ter muita gratidão a todos que acreditaram nesse trabalho. Foram duas gestões com intensa dedicação”, salientou.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), Pedro Alfonsin, prestigiou a solenidade e levou uma mensagem de aproximação cada vez maior da Caixa com a advocacia gaúcha: “Somos mais de 100 mil advogados. A Caixa já fez muita coisa em mais de 70 anos de história, e nosso desafio é cada vez maior. Contem com o nosso trabalho”, frisou. Na mesma linha, o vice-presidente da Escola Superior de Advocacia (ESA/RS), Darci Guimarães Ribeiro, destacou a necessidade da permanente qualificação: “Temos, na nossa ESA, todas as condições de oferecer capacitação. Estamos com nossas portas abertas para oferecer novos aprendizados”, frisou.

Também acompanharam a cerimônia desta segunda-feira (18): os conselheiros federais da OAB Rafael Canterji, Greice Fonseca Stocker e Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; os conselheiros seccionais Regina Soares, Kalin Côgo Rodrigues, Josias Santos, Roberta Schaun da Silva e Fabrício Fay; a vice-presidente da CAA/RS, Mariana Melara Reis; a secretária-geral da CAA/RS, Neusa Bastos; o tesoureiro da CAA/RS, Gustavo Juchem; o vice-presidente da Subseção de Canoas, Jaime Valverdu; a secretária-geral da Subseção de Canoas, Clarice Goulart; o secretário-geral adjunto da Subseção, Tiago Castilhos; o tesoureiro da Subseção, Valdir Jung; dirigentes das subseções de Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Guaíba e Igrejinha; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Gelson Stocker; o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Cezar Paulo Mossini; ex-presidentes, dirigentes da Subseção de Canoas, advogados e advogadas de Canoas e Nova Santa Rita, além de familiares e convidados.

Texto: Martin Behrend
Fotos: Lucas Pfeuffer
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro