|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

13.07.18  |  Advocacia   

Breier e Lamachia inauguram a nova casa da advocacia de São Gabriel

No início da noite desta quinta-feira (12), o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, inauguraram a nova estrutura da subseção de São Gabriel. A sede localizada ao lado do Fórum da cidade será a casa dos 284 advogados da região.

“Colegas advogados e advogadas, em 2007, o presidente Claudio Lamachia ratificou em seu discurso sobre  o projeto Nenhuma Subseção Sem Sede”, começou Breier, em sua fala. “Disso, nasceu a Coordenadoria das Subseções e, desde então, inauguramos mais de 50 sedes e realizamos 20 reformas e ampliações em diversas subseções do Estado. Um trabalho institucional para dar estrutura para a advocacia nas mais variadas regiões”, contou.

“Hoje sentimos toda a emoção da conquista desta sede. Uma conquista não só da advocacia, mas também da cidadania de São Gabriel, pois somos, cada vez mais, buscados como apoio e socorro dos cidadãos”, destacou o dirigente. “Por isso, cuidar dos advogados é cuidar da cidadania. Esta é uma solenidade especial, mais uma edificação de sede, com mais inaugurações nos próximos dias. Isso faz parte de um trabalho de compromisso. A conquista de um grupo que trabalha desde 2007”, reiterou Breier.

O presidente da seccional gaúcha ainda afirmou que a conquista é uma obra coletiva. “Iniciou com Lamachia e continuou por Marcelo Bertoluci. Agora, tenho a grata felicidade de finalizar esta obra. Uma obra de todos, enraizada pela união e pelo comprometimento”, disse. “Desejo que desfrutem desta sede e se aproximem desta instituição. Que falem com a sua subseção, levem suas demandas e tenham aqui como a sua casa de acolhimento, onde nascem ideias e projetos para dias melhores para a advocacia da região”, destacou.

Breier ainda destacou a conquista da advocacia que agora integra os benefícios do IPE Saúde e abordou a nova missão social da OAB/RS: a campanha Vote Consciente. “A Ordem seguirá atenta na sua missão constitucional de levar a informação para a cidadania sobre as eleições. Iremos trabalhar com as 106 subseções para orientar a população sobre o voto consciente e, assim, sonhar por uma nação com boas escolhas políticas para todos”, argumentou.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, começou seu discurso destacando a importância de uma inauguração de sede em São Gabriel. “Muito precisaria ser dito numa noite como esta, tamanha importância em poder estar hoje aqui, inaugurando a sede que prometi. Sou grato a todos vocês”, iniciou. Lamachia cumprimentou a todas as autoridades presentes e homenageou o conselheiro federal Renato Figueira, ex-presidente da subseção de São Gabriel, e a conselheira federal e medalha Rui Barbosa, Clea Carpi.

“Todos vocês são importantes na minha vida. Gratidão é dívida que não prescreve e por isso serei eternamente grato a todos vocês. Quando iniciamos este projeto em 2007 fizemos uma série de promessas a toda advocacia gaúcha e brasileira. Inúmeros compromissos que assumimos com os advogados e advogadas gaúchas, como fim da compensação e do aviltamento de honorários, as férias para os advogados, o fim do parágrafo 4º do artigo 20 do atual CPC e a contagem de prazos em dias úteis”, lembrou.

“Hoje estamos cumprindo mais uma promessa. Assim como todas as que tínhamos prometido. Mas, ainda falta um último suspiro: o projeto de lei que criminaliza o desrespeito às prerrogativas da advocacia. Estamos a um passo desse projeto ser aprovado.

 

“Todos cumpridos um a um, projetos materializados por força de lei. Afirmamos que teríamos ESA por todo o Estado, e hoje trabalhamos levando educação para toda a advocacia, inclusive com educação a distancia por meio de Internet. Também temos saúde em todo o Estado, com a CAARS presente no interior. O mote é união nessa obra coletiva. O Rio Grande do Sul tem dado exemplo para o Brasil”, falou.

Lamachia ainda abordou sobre o momento atual político brasileiro e sobre os desafios em presidir a OAB nacional neste contexto. “Ouso comparar o atual momento com a época da ditadura. No entanto, todos lutávamos por um objetivo em comum: a democracia. Hoje estamos divididos, mas OAB continua unida. Quero reafirmar a todos nossos colegas que nosso partido é o Brasil e nossa ideologia é a Constituição Federal. Na OAB não há política partidária. Hoje tenho a honra de presidir uma instituição que presta 87 anos de serviço ao país. Por isso reitero: Moral não tem lado e nem ideologia, tem princípios. E justiça não é nem de direita e nem de esquerda, mas nos termos da lei. É isso que esperamos neste país”, bradou.

Sobre a campanha Vote Consciente, o presidente nacional falou sobre a necessidade de mudar a situação política do país. “Todos nós temos um compromisso em comum, que é definitivo, importantíssimo. Muito tem sido dito desta crise moral ética e sem precedentes, mas os maiores responsáveis somos nós, por exercermos mal o nosso poder de voto. Esta campanha é fundamental para resgatar o Brasil e devolver à sociedade brasileira um novo futuro”, reiterou.

Mais autoridades

Para o presidente da subseção de São Gabriel, Miguel Neme Kodayssi: “esse era um momento muito aguardado pelos advogados gabrielenses. É uma nova página que se abre para os advogados de São Gabriel”, afirmou. “A partir de agora, teremos a nossa nova casa representada por essa bela sede, graças ao esforço de todos da seccional através do presidente Breier e pelo Conselho Federal, através do presidente Lamachia”, agradeceu.

“Agradecemos também a Caixa de Assistência dos Advogados que tanto nos auxilia. Trata-se de um momento único, marcante e de muita felicidade, pois é a materialização de um sonho’, concluiu Kodayssi.

Presente no evento, o prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, parabenizou a conquista da advocacia do município. “Pude vibrar juntos com a postulação do terreno, e hoje estamos em festa para inaugurar a casa dos advogados gabrielenses. Esta sede irá engradecer o município e os nossos profissionais. Quando vejo uma obra dessa que aqui será um local de trabalho, integração e entendimentos”, destacou.

A presidente da CAA/RS, Rosane Ramos, falou que “enquanto a OAB tem como missão a defesa do Estado Democrático e a defesa das prerrogativas da advocacia, a CAARS tem o cuidado com o advogado e dependentes. Além dos benefícios, o cuidado com o advogado perpassa por uma infraestrutura como essa, que dá condições dignas para atuação da advocacia, que merece. Um sonho que se sonha só é só um sonho. Um sonha que se sonha junto se torna realidade”, asseverou.

O conselheiro seccional e ex-presidente da subseção, Augusto Solano Lopes da Costa, explicou que a construção da sede foi uma luta dos advogados e advogadas da região. “A união é importante, unidos somos fortes, separados somos nada. Acreditando na união, materializamos esse sonho e como é bom acreditar em pessoas que tem palavras e postura. Lamachia disse ‘vamos construir uma sede, em 2010’. Palavra dada é palavra empenhada.”, lembrou.

Presenças

Também participaram da solenidade: representando a Câmara de Vereadores, o vereador Valdomiro Lima; a juíza Juliana Capiotti; a promotora Liziane Villagrande; a conselheira federal, Cléa Carpi; o conselheiro federal, Marcelo Bertoluci; o conselheiro federal, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral da OAB/RS, Rafael Braude Canterji; o coordenador das subseções, Jorge Fara; o vice-presidente da subseção de São Gabriel, Thiago de Abreu; a secretaria-geral da subseção, Ana Paula Carballo Veloso; a secretaria-geral da subseção, Andreia Kodayssi; e a tesoureira da subseção, Cleci Groth; o presidente da subseção de Rosário do Sul, César Augusto Prevedellos ex-presidentes da subseção de São Gabriel, Georges Kodayssi Filho, Caio Flávio Marques da Silveira; e os conselheiros seccionais: Josana Rivoli, Claride Taffarel, Regina Soares, Rodrigo Cassol, Marco Antônio Miranda Guimarães, Regina Guimarães, Aristides de Pietro Neto e Ditmar Strahl.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro