|   Jornal da Ordem Edição 4.277 - Editado em Porto Alegre em 15.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

06.03.18  |  Advocacia   

Brasil Liberta-te: "Nós não abrimos mão da advocacia, mas precisamos estar atentos à representatividade da cidadania", destaca Breier na Expodireto Cotrijal

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, palestrou hoje, no dia 05 de março, na maior feira de Agronegócio do sul do país: a 19ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não- Me-Toque. A feira funcionará de hoje (05) até sexta-feira (09) e estima-se que reúna mais de 240 mil visitantes do Brasil e do exterior.

Na ocasião, o dirigente da seccional falou sobre o tema “Brasil Liberta-te!”, com o intuito de apresentar a contribuição da Ordem em um momento delicado na história do país: “Estamos sempre focados nas prerrogativas do advogado, mas, agora, no momento em que estamos, precisamos, mais do que nunca, estar atentos à representatividade da cidadania”, destacou o presidente Breier no início de sua palestra.

O dirigente ainda destacou o panorama histórico do Brasil e como “tivemos anos de escravidão, anos ditadura, um presidente que cometeu suicídio, um que renunciou, outros foram-lhe caçados. E três pedidos por Impeachment. E contra tudo isso tivemos alguns poucos movimentos”, pontuou.

“De alguma forma, talvez nos falte aquilo que é o combustível da mudança: a informação”, asseverou o presidente. A missão da OAB nesse momento é, portanto, levar adiante esse mote: Brasil, liberta-te, pois sim ainda estamos escravizados.”

“Talvez estejamos nesse grande momento histórico da OAB, o qual não temos como objetivo redemocratizar o Brasil, mas é salvá-lo. Sócrates podemos fazer isso, levando informação àqueles que não tem informação”, complementou Breier.

Explicou, portanto, as diretrizes do projeto Vote Consciente e disse que também é responsabilidade dos presidentes de subseção do interior levarem adiante a campanha.

“Portanto, onde houver pessoas reunidas, vamos levar: voto não tem preço, tem consequência: vote consciente. Nosso problema não é político, é representação da cidadania. As eleições não podem mais ser dos partidos políticos. As eleições devem ser da sociedade. Assim, podemos dar um passo importante na oxigenação da política do Brasil”, concluiu o presidente da OAB/RS, o dirigente.

O presidente da OAB nacional, Cláudio Lamachia, ponderou sobre sua trajetória iniciada há doze anos, numa busca por mudança de postura da Ordem dos Advogados do Brasil. Buscávamos mais transparência, mais seriedade no trato das questões, e tudo isso nós fizemos aquilo que nos propusemos a fazer”

“Na OAB temos que ter posição e precisamos procurar a posição da razão. E ela vem, muitas vezes, por aquilo de mais precioso que podemos ter que é o exemplo. Não importa se nos identificamos mais com um ou outro lado, nós precisamos nos identificar com a Constituição Federal”, concluiu Lamachia.

Antes da palestra, o evento ainda contou com a abertura feita pelo vice-presidente da Cotrijal, Ênio Schroeder, que aproveitou a ocasião para destacar a importância de ter um acontecimento em parceria com a OAB/RS, “um órgão respeitado, cuja presença nos faz desejar que esse seja o primeiro de muitos eventos”, disse. “A Expodireto está à disposição para, no próximo ano, fazermos um evento ainda melhor em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil”, pontuou.

A presidente da OAB/RS subseção de Não-Me-Toque, Patrícia Huppes, fez a saudação inicial. Ela enfatizou o orgulho em ter uma diretoria feminina na subseção. Aproveitou a ocasião para destacar como “o alcance da igualdade de gênero requer uma abordagem inclusiva que reconheçam o papel fundamental dos homens como parceiros dos direitos das mulheres”.

“É preciso buscar o combate à discriminação e a política de ódio que cega e inviabiliza o exercício pleno da cidadania, assim seguiremos em frente com a bravura de todas e todos.”, concluiu Huppes.

O prefeito de Não-Me-Toque, Armando Roos parabenizou a iniciativa do ciclo de palestras da Ordem dos Advogados do Brasil na Expodireto Cotrijal. “É indispensável que o Brasil tenha lideranças como aqueles que vemos na OAB, que transmitam segurança, e sejam símbolo daquilo que é justo”, afirmou o prefeito.

A presidente do poder Legislativo de Não-Me-Toque, Maria Fátima Crestani, pontuou “a importância de unirmo-nos, todos, pois ninguém é tão bom quanto todos nós juntos.”

 

 

 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro