|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

17.04.18  |  Advocacia   

Brasil Liberta-te!: “A informação é a chave-mestra para salvarmos o Brasil”, afirma Breier em Aula Magna no Centro Universitário metodista - IPA

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

“Nosso país já viveu muitos momentos de crise. A Ordem dos Advogados do Brasil já ajudou na recuperação da democracia e, hoje, nosso papel talvez seja o de ajudar a salvar o Brasil desse cenário”, sentenciou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, para o auditório o auditório lotado de estudantes, advogados e professores. O dirigente da seccional abordou o tema “Brasil Liberta-te!” na aula magna para os alunos do curso de Direito e alunos do Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Metodista – IPA.

Breier delineou o panorama histórico do Brasil. Enumerou as falhas estruturais que o sistema político apresenta: “Frente ao Brasil escravizado e ao risco de perder a democracia, nosso papel é um só: informar o cidadão. A informação é a chave da mudança”, asseverou o dirigente da seccional. “Levaremos adiante esse lema: Brasil, liberta-te, pois ainda estamos escravizados”, complementou.

O presidente da OAB/RS explicou aos alunos do curso de Direito o papel da OAB. “Além de garantir as prerrogativas dos advogados, temos sempre em pauta a representatividade da cidadania. O papel da OAB é dar voz a sociedade e nós vamos lutar e permaneceremos atentos aos direitos tolhidos do cidadão e cidadã brasileiros”

A informação deve ser o combustível da mudança

“A solução fundamentalmente, passa por levar informação à sociedade. Convido todos a ficarem atentos à campanha Vote Consciente, a ser lançada em abril, em conjunto com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil”, informou Breier.

“No ano que a Constituição completa 30 anos, passamos por um momento extremamente complicado. No qual a sociedade tem ficado à margem da política”, destacou. Sinalizou ainda como os sistemas fundamentais para o funcionamento do país estão decadentes. “A segurança, a educação e a saúde, direitos fundamentais da população, estão sucateados. Nós não nos indignamos, pois estamos escravizados”, declarou.

“Afinal, se não mudarmos o panorama nas eleições, nós não teremos saída. Não poderemos tergiversar. Temos de enfrentar nossos problemas. E o combustível de nossa indignação não deve ser a violência, mas as ideias e a informação. Não podemos mais deixar apenas os partidos políticos fazerem política, é a sociedade que deve fazer política” finalizou Breier.

A reitora do IPA, Anelise Coelho Nunes, destacou que, além de presidente, Ricardo Breier foi um dos fundadores do curso de Direito do IPA. “Temos orgulho da OAB do Rio Grande do Sul e das lutas que o seu presidente trata em prol da cidadania. Para nós, é uma honra ter o presidente Breier aqui hoje”, pontuou.

A Responsável pelo Núcleo de Práticas Jurídicas do IPA, Gisele Mazzoni Welsch, agradeceu a presença de Ricardo Breier e destacou o “maravilhoso e comprometido trabalho que a Ordem realizada para a advocacia e para a sociedade.” “Esse trabalho de conscientização é superimportante. Como responsável pelo núcleo de práticas, posso garantir que o tema abordado pelo presidente é diretamente relacionado com aquilo que ensejamos na universidade”, concluiu.

Após a palestra, a professora coordenadora do curso, Patricia Outeiral de Oliveira, e a responsável pelo núcleo, apresentaram ao presidente o Núcleo de Práticas Jurídicas. “É muito importante que os alunos tenham um espaço como esse para exercer melhor suas tarefas práticas. Assim, estarão preparados para exercer a advocacia com excelência”, parabenizou Breier.

 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro