|   Jornal da Ordem Edição 4.283 - Editado em Porto Alegre em 23.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

28.02.18  |  Diversos   

Autora que mentiu sobre cobrança indevida é condenada por má-fé em Mato Grosso

A magistrada constatou, com a análise dos autos, que ficou comprovada não só a existência de relação jurídica entre as partes, como também a inadimplência da consumidora por meio dos extratos de ligações efetuados nas faturas de cobrança.

A juíza de direito do 4º Juizado Especial Cível de Cuiabá/MT, Patrícia Ceni, condenou a autora de um processo contra uma telefonia a pagar multa de 9% sobre o valor da causa por litigância de má-fé. Com seu nome negativado, a autora ajuizou ação contra a companhia telefônica, alegando que não tinha qualquer débito pendente com a empresa. Assim, pugnou pela inelegibilidade do débito, além da indenização por danos morais. O juízo de 1º grau julgou procedentes os pedidos iniciais para declarar a inexistência do débito e condenou a empresa de telefonia a pagar à consumidora o valor de 7 mil reais.

A empresa recorreu, alegando que a cobrança era devida, assim como a negativação e solicitou a reforma da sentença. A magistrada constatou, com a análise dos autos, que ficou comprovada não só a existência de relação jurídica entre as partes, como também a inadimplência da consumidora por meio dos extratos de ligações efetuados nas faturas de cobrança. Para endossar a existência contratual entre as partes, a juíza inclusive ligou para um dos números mais chamados pela autora. No caso, sua mãe foi quem atendeu a ligação, "confirmando que esta era possuidora do número".

Diante disso, a juíza reformou a sentença. Patrícia Ceni retirou a condenação da empresa por danos morais e aplicou uma multa para consumidora por litigância de má-fé. "Ao negar o débito e não comprovar que estava adimplente junto à Reclamada, afirmando que desconhece a dívida objeto desta lide, resta cristalina a configuração da litigância de má-fé"

Processo: 0053520-93.2017.811.0001

Fonte: Migalhas

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro