|   Jornal da Ordem Edição 4.258 - Editado em Porto Alegre em 18.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

17.09.07  |  Perfil   

Armando Moutinho Perin demonstra satisfação em participar das atividades da Ordem

Por Juliana Chaves,
da redação do Jornal da Ordem

Nascido em 11 de outubro de 1971, Armando Moutinho Perin, filho do advogado Armando Perin, cresceu em meio à atividade do direito. Atualmente, ele é presidente da Comissão de Seleção e Inscrição (CSI) e assessor jurídico do presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia.
 
Formado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1995, desde o ingresso na faculdade, a área de interesse já estava voltada para o direito público. Influência do pai, que também atua nesse campo da advocacia. Hoje, Perin é advogado de direito público, com ênfase na área tributária e no direito administrativo, onde trabalha com contratos,  licitações, concessões, serviços públicos e nas sessões tributárias com tributos federais e municipais.
 
Mesmo sem ser obrigatório, na época de sua formatura, Perin prestou o Exame da Ordem e desde então iniciou suas atividades na OAB/RS. Inicialmente, como integrantes da CSI, que hoje assume a presidência. “Essa foi minha porta de entrada na Ordem”, conta. Em 2003 tornou-se Conselheiro suplente, cargo que durou até 2006. Na atual gestão, Perin é Conselheiro titular.
 
Em sua trajetória profissional, ele também exerceu o cargo de diretor da Escola Superior de Advocacia, sendo um dos diretores adjuntos e palestrante em diversos eventos promovidos pela escola. “Atualmente, eu também faço parte da 2ª Câmara, que tem competência de fazer o julgamento dos recursos das decisões do Tribunal de Ética e Disciplina, e integro a Comissão de Orçamento, auxiliando o tesoureiro nas questões voltadas para o orçamento da Ordem”, salienta. 
 
A CSI é uma das comissões permanentes da Ordem, responsável por todos os pedidos de inscrição de estagiários advogados e também de sociedade de advogados. “Tudo passa por essa comissão. Nas reuniões tratamos de várias questões que de alguma forma incomodam e preocupam as matérias sobre nossa competência”, explica.
 
Segundo Perin, há 24 integrantes na comissão. Além disso, ele também compõe a Comissão de Estágio e Exame de Ordem, com atividades direcionadas à revisão, sendo também responsável pela correção das provas ou às vezes integrando as bancas de direito tributário. “Sempre pensei que se o sujeito quer seguir uma profissão, ele precisa participar junto ao seu órgão de classe. Por isso, é fundamental, é indispensável o trabalho que dedico à Ordem. Não só para poder prestar serviço para classe como um todo, mas também para conhecer a realidade da profissão, a realidade de outros advogados”, destaca.
 
No escritório familiar, com mais de 40 anos de trabalho, Perin já tem 18 anos de exercício da atividade. “Agora, temos planos de ampliar a área de atuação e, começar a prestar serviço em outros Estados. Primeiro Santa Catarina e depois, Paraná. Isso é o trabalho da minha geração no escritório”, ressalta. Na Ordem, Perin gostaria de conquistar o cargo de secretário-geral, por ter característica administrativa, e conselheiro federal, o que possibilitaria, segundo o próprio, uma visão geral da advocacia no Brasil, tendo em vista as desigualdades regionais.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro