|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.05.07  |  Concursos   

Anulado concurso para juiz no Tribunal de Rondônia

O Conselho Nacional de Justiça anulou o último concurso para juiz realizado em Rondônia. Por unanimidade, os conselheiros concluíram que duas candidatas aprovadas (Kelma de Oliveira e Cláudia Faleiros) , podem ter sido beneficiadas no processo de seleção. Elas são assessoras de dois desembargadores (Cássio Sbarzi Guedes e Paulo Kiyoshi Mori) do TJ-RO, que integravam a banca examinadora do concurso.

Agora, terá de ser feito um novo processo de seleção e os 20 aprovados, que ainda não tinham tomado posse nos cargos, perderão essa chance. "O concurso estava maculado desde o início. Esses desembargadores deveriam ter se afastado. A suspeição é inevitável. O princípio da impessoalidade foi quebrado", disse o relator do caso, conselheiro Paulo Lôbo, representante da OAB no CNJ.

Os desembargadores acusados de beneficiar suas assessoras argumentaram que não participaram de duas fases que implicavam em contato direto com os candidatos: a entrevista e a prova oral. No entanto, para o relator, essas não eram as únicas fases que poderiam comprometer a idoneidade do concurso. Paulo Lôbo explicou que a simples presença dos magistrados na banca examinadora levanta suspeita sobre o processo de seleção.

“As possibilidades de influência dos avaliadores no resultado do certame não se restringem apenas ao momento da entrevista ou argüição oral, no qual há um contato direto entre o examinador e o candidato. O concurso é um processo com várias dimensões, em que há vias indiretas de avaliação. Assim, a ausência dos desembargadores Cássio Sbarzi Guedes e Paulo Kiyoshi Mori na argüição de suas assessoras durante a fase de entrevista e avaliação oral dos candidatos não tem o condão de sanar o vício da parcialidade que maculou o concurso”, escreveu o relator em seu voto.

É o segundo caso de irregularidade em concurso para juiz que chegou neste ano ao CNJ – órgão que tem a tarefa de fazer o controle externo do Judiciário. Em março, a OAB nacional pediu que fosse investigado o processo de seleção para novos magistrados ocorrida no ano passado no Rio de Janeiro. Há suspeitas de vazamento dos gabaritos das provas.

Entre os 24 aprovados, que tomaram posse em dezembro de 2006, pelo menos sete teriam algum tipo de parentesco com desembargadores do TJ carioca. O CNJ ainda não julgou o caso, mas deverá decidir ainda neste semestre se anula ou não o certame.

 


 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro