|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

16.05.07  |  Concursos   

Afastamento dos oficiais de cartório do MS que não fizeram concurso

O plenário do Conselho Nacional de Justiça decidiu ontem (15) afastar os titulares de cartórios do Mato Grosso do Sul (MS) que assumiram a titularidade sem concurso público. Devem ser afastados todos os substitutos que assumiram a titularidade dos cartórios através de atos de delegação depois de 1989 serão afastados.

O Estado deverá realizar concurso público para o preenchimento dessas vagas.  Foram desconstituídos pelo Conselho os atos de delegação baseados em lei estadual que permitiram aos substitutos assumirem a titularidade sem concurso público.

"Substitutos assumiam a titularidade plenamente sem concurso público", informou o relator, conselheiro Douglas Alencar.

Segundo o artigo 236 da Constituição Federal, todos os novos cargos de titulares de cartórios deverão ser ocupados através de concurso público. Entretanto, no Mato Grosso do Sul os cargos eram ocupados por substitutos indicados, de acordo com uma lei estadual.

O voto do relator foi ampliado quanto ao tempo em que os atos seriam desconstituídos. No voto, o conselheiro Douglas determinava o afastamento dos titulares em condição ilegal a partir dos últimos cinco anos. Mas a maioria do plenário decidiu que deveriam ser afastados todos os titulares indicados desde 1989, ano que a Constituição entrou em vigor.  (Com informações do CNJ - Procedimento de Controle Administrativo nº 395)

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro