Cesar Souza, um representante da advocacia no interior gaúcho


10.09.07 | Perfil

Por Rafael Pestana,
da redação do Jornal da Ordem

O caxiense Cesar Souza, nascido em 20 de fevereiro de 1956, quando ainda era criança foi morar em Carazinho com seu pai, o advogado Protasio Souza, e sua mãe, a dona de casa Maria de Lourdes Barcelos Souza.
 
Em 1975, após ter completado o ensino fundamental, entrou para a faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo, pela qual viria se formar em 1980. Mesmo estudando em outra cidade, César continuou a morar em Carazinho, cidade onde reside até hoje.
 
Ter contato desde cedo com a advocacia, por intermédio de seu pai, ajudou Cesar na sua opção profissional, mas o mesmo garante que teve liberdade para escolher. “Meu pai até me incentivou a ir para a agronomia”, conta ele ao lembrar que a família era detentora de áreas rurais.
 
Aos 13 anos, Cesar já tinha como sua segunda casa um escritório de advocacia, onde trabalhava como office-boy, e, em 1980, seguindo a carreira do pai, viria a tornar-se advogado, atuando sempre na área do direito civil e comercial.
 
Durante os anos de 1985 e 1986, Cesar foi vice-presidente da Subseção de Carazinho. O advogado, que hoje é conselheiro seccional e membro da 2ª Câmara da OAB/RS, é, também, vice-presidente da Comissão de Acesso a Justiça e membro da Comissão de Orçamento e Contas da Ordem gaúcha.
 
Depois da advocacia, “os meus carros são minha segunda paixão”, fala Cesar ao referir-se ao seu Fusca, inteiramente refeito, e ao seu Chevrolet Camaro, que está sendo reformado.
 
Apesar da advocacia estar intensamente presente na família, as filhas de Cesar e Maristela, por enquanto, não garantem que o Direito continuará a fazer parte da próxima geração da família Souza. Gabriela já cursa a faculdade de Filosofia, e Manuela ainda está fazendo o 2º Grau do ensino fundamental.