Vote Consciente: acesse o site com informações necessárias para as Eleições 2020


23.10.20 | Diversos

Em mais uma eleição, a OAB/RS reforça a importância do processo democrático em que se faz cada vez mais necessário o fortalecimento das estruturas e das instituições. Pensando nisso, a Ordem gaúcha lança o site da campanha Vote Consciente com o objetivo de oferecer aos eleitores e às eleitoras uma consulta de todas as informações necessárias para o processo eleitoral. Além disso, o site oferecerá uma série de matérias sobre temas relacionados às eleições.  

Segundo o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, o site do Vote Consciente tem como ação principal a de combater compartilhamento de notícias falsas, a desmistificação do voto nulo e branco e proporcionar subsídios aos eleitores no momento de decisão de voto

“Essa eleição tem uma estrutura totalmente diferente, devido a pandemia, que transforma o processo eleitoral, quase que em sua totalidade, em um formato online. Por isso, como instituição, participamos mais uma vez desse momento tão importante para a democracia, trazendo todas as informações que a cidadania precisa”, explicou Breier.

O site da campanha Vote Consciente está conectado com outros portais e ferramentas de pesquisa. Assim, é possível conhecer todos os candidatos e candidatas à Câmara de Vereadores e à Prefeitura, a partir das informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Vote Consciente

A campanha Vote Consciente da OAB/RS foi lançada no dia 05/10 no canal do YouTube da OAB/RS. Desde 2018, a campanha busca promover a conscientização dos eleitores sobre a importância do voto, bem como subsidiá-los de informações para que possam fazer uma escolha segura nas urnas no próximo pleito.

No Rio Grande do Sul, à frente da iniciativa, estão o Presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; a Secretária-Geral Adjunta e coordenadora da campanha, Fabiana Barth; e o Presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Paulo Moreira Cardoso de Oliveira.

Fonte: OAB/RS