Novo projeto da OAB/RS começa por Santa Maria com uma série de reuniões por videoconferência com as subseções do Estado


22.06.20 | Advocacia

A subseção de Santa Maria estreou uma iniciativa inédita da OAB/RS. A partir de uma definição da diretoria da seccional, serão realizados encontros por videoconferência com a advocacia de diversas subseções gaúchas. Serão encontros virtuais com as subseções, em virtude da pandemia do novo Coronavírus impedir aglomerações e restringir a circulação de pessoas.

A advocacia santa-mariense foi a protagonista da primeira edição do projeto, com quase duas horas de um profícuo encontro virtual. “Queremos ouvir as demandas do sistema das Subseções (diretoria, conselho e membros de comissões) e de colegas locais, com o fim de atualizar as pautas relevantes para a advocacia. Sempre estivemos no interior presencialmente e, com o impedimento da pandemia, não vamos parar de visitá-las, por enquanto virtualmente, detalhou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

Além do presidente Ricardo Breier, a reunião por videoconferência, com mais de 30 integrantes da diretoria e de comissões da subseção de Santa Maria, teve a participação do membro honorário vitalício da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia. “Começamos o trabalho em 2007 e sempre tivemos presente a necessidade de estar próximos das subseções. É fundamental termos a advocacia gaúcha unida para seguirmos obtendo nossas conquistas, que foram muitas nos últimos anos”, salientou Lamachia.

A secretária-geral adjunta da OAB/RS, Fabiana da Cunha Barth, e o tesoureiro da OAB/RS, André Sonntag, acompanharam o encontro desta quinta-feira. O projeto tem a coordenação do vice-presidente da OAB/RS e coordenador de Subseções, Jorge Fara. Nesta primeira fase, serão realizadas agendas com as subseções que representam as nove regionais da Ordem gaúcha. Gradativamente, os encontros vão avançando para as diferentes regiões do Estado. "O projeto visa à integração e não nos afastará da necessidade de estar ouvindo todos", disse o vice-presidente, Jorge Fara.

A videoconferência foi conduzida pelo presidente da subseção de Santa Maria, Péricles Lamartine da Costa. Ele elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela seccional do Rio Grande do Sul, principalmente neste período de pandemia, destacando a luta da OAB/RS em diversos temas de interesse direto da advocacia e cidadania: “Sabemos que podemos contar com o trabalho do presidente Breier e do sistema OAB, que teve origem na gestão do Lamachia à frente da Seccional. Essa proximidade com a presidência é fundamental para a advocacia”, salientou.

Breier aproveitou o encontro para prestar contas das ações institucionais da OAB/RS e de como o trabalho vem sendo desenvolvido neste período de pandemia. O presidente fez um breve resumo das ações que foram adotadas desde março, quando houve o pedido de suspensão dos prazos processuais para evitar a propagação do vírus, até o atual estágio (retorno virtual da justiça), com a retomada dos trabalhos do Judiciário em todas as competências de jurisdição.

A videoconferência foi a oportunidade de advogados e advogadas participantes realizarem questionamentos diretos à diretoria da Seccional. Pautas da advocacia trabalhista, previdenciária e criminal foram propostas pela advocacia santa-mariense, recebendo atenção e devidos encaminhamentos.

As próximas agendas serão divulgadas pela coordenação do projeto, que tem por objetivo visitar todas 106 subseções.

Fonte: OAB/RS