OAB/RS recebe representantes do UGEIRM/Sindicato da PolĂ­cia Civil


15.05.19 | Advocacia

O presidente da seccional gaúcha, Ricardo Breier, recebeu, na terça-feira (14), o presidente Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Rio Grande do Sul (UGEIRM), Isaac Delivan Lopes Ortiz, e o vice-presidente da UGEIRM, Fábio Nunes Castro.

A custódia de presos nas delegacias foi um dos temas debatidos no encontro.Frequentemente, presos provisórios são algemados em veículos da Brigada Militar (BM) e outros locais inadequados, enquanto aguardam vagas em casas penitenciárias. As condições subumanas se dão por conta da superlotação das carceragens do Estado e, por consequência, das próprias delegacias.

A falta de policiais nas ruas e nas repartições - muitas vezes devido aos afastamentos por problemas de saúde ou pedidos de aposentadoria - também foi tema da reunião. Segundo a UGEIRM, 18 municípios do Rio Grande do Sul possuem apenas um policial para realizar a segurança da cidade.

Breier defendeu a proteção à cidadania, que está sendo violada e negligenciada e, por consequência, sendo colocada em risco por situações como estas. “Esse é um tema social e de segurança para a sociedade e para os servidores. A Ordem gaúcha vai acompanhar de perto essa situação no Estado para que a cidadania não seja colocada, cada vez mais, em risco”, disse.

Durante a reunião, os agentes policiais buscaram o apoio da OAB/RS para a reivindicação da nomeação de novos policiais, mediante concurso público já realizado. Neste ano, 400 policiais civil foram nomeados e 1.600 ainda aguardam chamamento por parte do Governo do Estado.

Estavam presentes no encontro, também, os policiais civis Jorge da Silva, Pablo Mesquita e Elias Machado.

 

Texto: Renata de Mattos
Fotos: Lucas Pfeuffer
Assessoria de Comunicação da OAB/RS
(51) 3287-1821 / 1867

 

Fonte: OAB/RS