De forma unânime, Conselho Pleno aprova a prestação de contas de 2017 da OAB/RS e da CAA/RS


16.04.18 | Advocacia

Na tarde desta sexta-feira (13), o Conselho Pleno da entidade apreciou as contas da OAB/RS e da CAA/RS do exercício de 2017. Como acontece há onze anos, o cenário de aprovação dos demonstrativos contábeis foi aprovado por unanimidade.

O relator dos demonstrativos fiscais, Sérgio Leal Martinez, destacou que, a prestação de contas da OAB/RS atende aos requisitos formais. Martinez elogiou os aspectos de “economicidade, eficiência e eficácia que a seccional gaúcha observou para manter o equilíbrio financeiro”. Além disso, “com rígido controle interno e externo, adiante referido em suas notas, houve redução das despesas fixadas e grande avanço no patrimônio da entidade”, complementou Martinez.

O conselheiro federal, Renato Figueira, cumprimentou o colega pelo “voto elucidativo, preciso e judicioso”. “Fica transparente a motivação que nos encanta sobremodo de como as finanças da Ordem estão bem administradas. A alegria que inunda a todos nós, pois sabemos que as contas da Ordem nem sempre foram assim. Isso se deve ao engenho, seriedade e o zelo que, a partir da gestão Lamachia, os tesoureiros têm demonstrado.

O diretor-tesoureiro, André Sonntag, aproveitou a ocasião para agradecer “a equipe maravilhosa que conduz essa casa independentemente de quem está à frente dela. A nossa equipe de contabilidade, financeiro, controladoria, os auditores, nossa empresa de contabilidade e conseguem nos dar essa segurança e condições para tomar decisões acertadas.”

Durante a apresentação dos demonstrativos, foi ressaltado que as contas já haviam sido aprovadas pela 3ª Câmara Julgadora, com recomendação da Comissão de Orçamento e Contas da OAB/RS.

A sessão do Conselho Pleno foi conduzida pelo vice-presidente, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, que ressaltou o compromisso assumido pela direção com todos os advogados do Estado de uma prestação de contas correta.”

Prestação de contas da CAA/RS

A demonstração contábil das contas da CAA/RS de 2017 também foi relatada pelo conselheiro Sérgio Leal Martinez, que aferiu o pleno atendimento dos requisitos formais da prestação de contas.

O diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), Gustavo Juchem, destacou que: “Com transparência, seguimos proporcionando serviços nas mais diversas áreas da saúde, pois somos o braço assistencial da advocacia em todo o Estado. No último ano, houve um aumento de 61% dos advogados que receberam os benefícios de atendimento da Caixa”, ressaltou Juchem.

As contas da CAA/RS foram aprovadas, por unanimidade, pelo Conselho Pleno da OAB/RS.

Fonte: OAB/RS