|   Jornal da Ordem Edição 3.424 - Editado em Porto Alegre em 29.05.2020 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
ARTIGO

28.06.07  |  Cláudio Pacheco Prates Lamachia e Luiz Henrique Cabanellos Schuh   

Prestando contas aos advogados e advogadas do RS

Por Cláudio Pacheco Prates Lamachia e
Luiz Henrique Cabanellos Schuh,
presidente e tesoureiro da OAB-RS.

Ao assumirmos a honrosa missão de administrarmos a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Sul, estabelecemos um compromisso com a Advocacia Gaúcha:  realizarmos uma gestão transparente e participativa.
                                                                                                      
Com esse propósito, adotamos, a partir de janeiro de 2007, processos objetivos e regulares, visando imprimir à Seccional uma gestão profissional, fortalecida por rigorosos procedimentos de controles internos, e baseada na eficiência e na transparência dos atos desta Administração.
 
Nesse sentido, criamos a Controladoria Interna, órgão estratégico, que tem por missão relevante assegurar a disponibilidade e a regularidade dos dados, para que haja qualidade no processo decisório e transparência nos atos dos gestores.
 
Nesta mesma linha, priorizando controles e assegurando a transparência das contas da Seccional, a partir de janeiro de 2007, destacamos a atuação da auditoria externa, que no seu escopo de trabalho engloba a revisão periódica dos balancetes mensais, dos balanços patrimoniais, dos demonstrativos de resultado e de todos os demais fluxos financeiros da Seccional.
 
No mesmo contexto, a partir de janeiro de 2007, adotamos as medidas necessárias para a adaptação dos procedimentos contábeis da Seccional, visando cumprir o Provimento nº. 101/2003, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, publicado em 12 de dezembro de 2003.
 
Importante destacar também, a adesão da Seccional ao Sistema de Cotação e Pregão Eletrônico do Ministério do Planejamento, onde fomos pioneiros dentre todas as seccionais do Brasil. O processo de implantação está sendo concluído, inclusive quanto ao treinamento técnico dos funcionários para a adequada operação do sistema. A partir disso, as aquisições de produtos e/ou serviços pela Seccional, poderão ser acompanhadas, em tempo real, através do saite da OAB/RS.
 
Com base nesse conjunto de ações, estamos nesse momento, com muita satisfação, cumprindo com relevante compromisso assumido perante os advogados e advogadas do Rio Grande do Sul:  a publicação do “Balanço Patrimonial” e a “Demonstração do Resultado do Período – DRE”, desta Administração, relativamente ao primeiro bimestre de 2007, prática que se tornará constante, já a partir do próximo mês de julho, quando concluídos os procedimentos de adequação da contabilidade da Seccional ao Provimento nº 101/2003.
 
Por fim, a necessidade imperiosa de uma reestruturação estrutural da Entidade, visando o seu saneamento, já desencadeou por parte desta Administração, um plano de ação consistente, baseado fundamentalmente na redução dos gastos e na recuperação da inadimplência. 
 
Concluindo, reiteramos o nosso firme propósito de administrar a Seccional do Rio Grande do Sul de forma transparente e participativa, prestando contas da nossa gestão, permanentemente, a todos os advogados e advogadas do nosso Estado. 

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
RÁDIO OAB/RS
Rádio OABRS
MAPA DO SITE
Abrir
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   comsocial@oabrs.org.br
© Copyright 2020 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro