|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
ARTIGO

20.04.15  |  André Vanoni de Godoy   

Artigo: As boas lutas da OAB

O texto “As boas lutas da OAB”, do advogado André Vanoni de Godoy, foi publicado na edição desta segunda-feira (20), do jornal O Pioneiro, de Caxias do Sul. 


Artigo: As boas lutas da OAB
Por André Vanoni de Godoy

Desde a luta pela redemocratização, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não se apresentava tão proeminente e combativa. E, nesta retomada, merece destaque a contribuição dos advogados gaúchos, especialmente a partir de 2007, com a eleição de Cláudio Lamachia à presidência da entidade no RS. Apoiado por valorosa equipe, as duas administrações do atual vice-presidente nacional da Ordem sacudiram a apatia da instituição.

Mas o registro que ora se propõe justifica-se não pela ótica exclusiva da advocacia, senão que pela importância da OAB na preservação do estado democrático de direito.

Ao longo destes sete anos, já que o atual presidente, Marcelo Bertoluci, dá continuidade, com brilho próprio, ao projeto iniciado por Lamachia, a OAB/RS encampou lutas que já se fazem históricas. E, talvez, a mais significativa seja o Movimento Contra a Impunidade e a Corrupção, lançado em julho de 2007, que levou para as ruas a indignação da sociedade com o que, sabe-se hoje, era apenas a ponta do iceberg de um processo de pilhagem da nação. Relevante também a luta por políticas eficazes no combate ao caos prisional, que culminou com a denúncia da situação do sistema carcerário gaúcho junto ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Outra luta que ganhou fôlego com o espetáculo dantesco protagonizado pelos promíscuos arranjos políticos de 2014, viabilizados pela atual legislação, é por uma reforma política, conduzida, entre outras, por ela, a OAB, mais a CNBB e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que, a exemplo do ocorrido com a Lei da Ficha Limpa, pretende moralizar e aperfeiçoar o sistema político brasileiro com o apoio legitimado da população.

Por fim, e sem demérito a outras mais, é de se destacar a defesa inarredável da OAB pela liberdade da imprensa, a qual, nas palavras do presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, “é fundamental ao Estado democrático de direito, sendo um postulado constitucional a ser preservado”.

Como se vê, as boas lutas da OAB são as boas lutas da cidadania. Que continue assim.

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro